CENTRO MULTIDISCIPLINAR “ESPAÇO DESPERTAR”

DADOS HISTÓRICOS
DO PROJETO DESPERTAR ATÉ OS DIAS ATUAIS ENQUANTO
CENTRO MULTIDISCIPLINAR ESPAÇO DESPERTAR

  O projeto começou no final de 2002 com a aluna Ingrid chegando na cidade , em Araçariguama não tinha fisioterapia e nem escola para pessoas com deficiência .
A fisioterapia era feita em São Roque Ingrid estava com 6 anos e a AACD deu uma carta para colocar ela na sala de aula em Araçariguama. Nessa época em 2003 o sr ex- prefeito Carlos Aymar atendia na praça, as mães de alunos Silvana ,Dalziza, Dona Suzana, Marcia e Edna, mãe da Vitoria fomos conversar com o ex-prefeito para montar uma sala com pedagoga, atendendo assim as necessidades das crianças com deficiência física.

 

  O pedido foi atendido e a ex-secretaria de educação sra. Edina dos Santos Rosa fez uma reunião com todas as mães para escolher o nome , ficou decidido Projeto Despertar, para que a cidade despertasse para nossos alunos, porque não tinha inclusão escolar com deficiência mais grave. As primeiras professoras foram Luciana Nunes, e Elisangela (Esposa do Shell), depois foi a Silvia, a primeira diretora foi a Luciana Cury com a equipe técnica de fisioterapia, fono, TO, psicóloga e depois Luciana Araújo na Emeif Antonieta até 2007, após Centro Projeto Despertar inaugurado em 2008, em novo prédio
próximo ao centro em 2017 com a sede no Vale da Benção. Terezinha iniciou um trabalho em braile no ano de 2007.


   Foi através do Projeto Despertar que os alunos com deficiência passaram a ter atendimento clinico e educacional dentro do município de Araçariguama.


  Foi e ainda é muito importante para a cidade, acolher esses alunos e iniciar o trabalho de inclusão escolar. Depois disso os alunos não precisavam mais atravessar a castelo com transporte até São Roque na escola da APACE, foi criado então o Projeto Despertar em Araçariguama onde pudesse atender tanto as necessidades físicas, quanto as pedagógicas.

 Atualmente o Projeto Despertar hoje denominado CENTRO MULTIDISCIPLINAR ESPAÇO DESPERTAR, realiza oficinas de dança, yoga, bem estar (horta, salão de beleza e culinária), teatro, jogos, atividades pedagógicas, biodança, Artes, Educação Fisica, comunicação alternativa e balé.Tem como objetivo principal trabalhar com as diferentes linguagens desenvolvendo todas as habilidades de cada ser humano.

 

Este texto teve a colaboração dos pais e familiares dos alunos.


Luciana Araujo


Gestora


Março - 2020 

Para baixar o texto em PDF clica aqui: DOWNLOAD

Arquivos para download

Missão

Portfólio Despertar

planejamento anual Despertar

portfólio marta

Portfólio Carla Regina

Parceiros

  • Programas-PROERD
  • destaque
  • cpfl-logo-negativo-azul
  • grupoccr-1541593344-ccrjpg
  • sebrae_logo_azul
  • Univesp_logo_jpg_cmyk
  • full-82bf946da0f9b1e6e1875430cc446665
  • usp
  • 3IwJ6yTd_400x400
  • ciranda3

Endereço

Av Progresso nº 25 

Cintra Gordinho

assinaturaPrefEducacao.png